jugada a 3 bandas: galerías de arte + comisarios + artistas

Após o êxito da primeira edição de Jugada a 3 bandas, inaugurada no passado 2 de abril de 2011 com a participação de 14 galerias de Madrid, 16 curadores espanhóis e 50 artistas internacionais, propõe-se uma próxima ampliação do projeto em dois aspectos:

- Portugal como país convidado
- Projetos curatoriais de excelente qualidade

As condições de participação são as seguintes:

- As galerias participantes apresentarão um projeto para a segunda edição de Jugada a 3 bandas no qual os curadores, ou algum(ns) dos artistas participantes do projeto, sejam portugueses. Será valorizada especialmente a possibilidade de trabalhar em paralelo com alguma galeria do país vizinho, sempre sob a perspectiva curatorial fronteiriça.
- O curador conceberá um projeto que envolverá artistas espanhóis e portugueses. Terão-se em conta no trabalho do curador e dos artistas presentes no seu projeto curatorial idéias que nos levem a uma certa reflexão e olhar sobre a relação cultural entre Portugal e Espanha.
- O objetivo é criar uma maior repercussão e visibilidade internacional entre o trabalho de galerias, curadores e artistas peninsulares. Abrir uma porta à arte contemporânea do país vizinho, ao qual parecemos não dar muita atenção. A gama de galerias participantes é ampla, desde as mais estabelecidas às mais emergentes. Igualmente para os artistas participantes e os curadores, que irão trabalhar nos projetos expositivos com seu conhecimento específico do panorama espanhol e português, respectivamente, embora nos interesse enfatizar a busca da novidade, do emergente, do não visto em nosso país, sempre sob a indagação intelectual que o curador traz com seu trabalho. Ampliar o marco do colecionismo peninsular é igualmente um objetivo da segunda edição de Jugada a 3 bandas.
- A seleção dos projetos apresentados estará a cargo da direção artística de Jugada a 3 bandas.

A apresentação de JUGADA A 3 BANDAS 2012: PORTUGAL acontecerá em uma inauguração conjunta de todas as galerias participantes no sábado 14 de abril de 2012.

elba benítez><início

Prince

Curador: Ricardo Nicolau
Artista: Gintaras Didžiapetris


Gintaras Didžiapetris. A Byzantine Place, 2011
Projecção 16mm
Gintaras Didžiapetris, cuja obra pudémos ver na passada Bienal de Veneza —ILLUMInations, 54th Internationl Art Exhibition, comissariada por Bice Curiger—, utiliza diversos suportes artísticos como filme, fotografia, desenho, sempre criando atmosferas site-specific. Actualmente, prepara exposições individuais para o Fotomuseum Winterthur (Suíça) e o CAC de Vilnius (Lituánia). Este ano participa na 5ª Bienal de Bucareste (Hungria).

C/ San Lorenzo 11, patio. 28004 Madrid Ver mapa
Diretora: Elba Benítez
Telefone: +34 91 308 04 68
Terça-feira a sábado de 10 a 18h.

info@elbabenitez.com www.elbabenitez.com

© jugada a 3 bandas:
direção de arte: Virginia Torrente
imagem gráfica: Andrés Mengs
coordenador: Tiago de Abreu Pinto
fotografias evento: Marta Orozco
web design: ensegna.com
colaboram:
organizado pela:

Subdirección General de Promoción
de las Bellas Artes